Indústria de jogos lucra US$ 120 bilhões e bate recorde

Vendas digitais atingem US$ 109 bilhões, crescimento de 3% em relação a 2018

Enquanto os lançamentos de 2020 se preparam para sair do forno, a SuperData Research divulga o relatório sobre o desempenho da indústria de jogos em 2019. Foram US$ 120 bilhões em arrecadação, que se traduz em crescimento de 4% em relação ao ano anterior.

Agora, se liga nesse dado: de cada U$5 gastos em jogos digitais, U$4 foram para títulos free-to-play. Do montante, 80% dos lucros vieram desses jogos. OITENTA! O-I-T-E-N-T-A!!!

O líder, pra não perder o costume, é Fortnite, com US$ 1,8 bilhão em arrecadação.

 

Entre os jogos “premium”, ou seja, as grandes produções vendidas tanto em mídia física quanto digital, o líder é FIFA 19, com US$ 786 milhões de lucro, seguido por Call of Duty: Modern Warfare, com US$ 645 milhões.

 

Embora os números da tabela acima sejam astronômicos, a venda de jogos premium caiu 5% em relação a 2018. Tem ainda umas outras curiosidades divulgadas no relatório:

  • Dos US$ 64 bilhões arrecadados com jogos mobile no mundo, US$ 40 bilhões vieram da Ásia;
  • Os jogos gratuitos de PC lucraram US$ 21 bilhões globalmente, sendo a Ásia responsável por US$ 12 bilhões;
  • A América do Norte lidera o consumo de jogos gratuitos para console, com lucro de US$ 850 milhões, seguido de Europa, com US$ 460 milhões;
  •  Call of Duty mobile, lançado em outubro de 2019, lucrou US$ 117 milhões;
  • Jogos premium fazem mais sucesso na América do Norte e Europa, com US$ 7,5 bilhões e US$ 4,6 bilhões arrecadados respectivamente. A Ásia, nesse quesito, fica bem atrás: US$ 600 milhões lucrados;
  • A audiência para conteúdo em vídeo cresceu 5% em relação a 2018 e atingiu 944 milhões de usuários;
  • Dos US$ 6,5 bilhões arrecadados pelas plataformas de transmissão, a Twitch lidera com 23% dos lucros, seguido por YouTube, com 22%, enquanto o Mixer, último da lista, abocanhou 1% da grana.

É isso.

Fotografia: Caspar Camille Rubin