Minecraft em prol da liberdade de imprensa

Organização Repórteres Sem Fronteiras cria biblioteca virtual para driblar a censura e garantir acesso a textos até então nunca divulgados

A Uncensored Library levou três meses para ser construída

Na semana em que se comemora o Dia Mundial Contra a Censura Cibernética, a organização Repórteres Sem Fronteiras inaugura a Uncensored Library (Biblioteca Sem Censura) dentro de um servidor de acesso livre no Minecraft, que tem atualmente 145 milhões de usuários ativos. A obra, que levou três meses para ser construída e conta com mais de 12 milhões de blocos dentro do jogo, dá acesso, pela primeira vez, a reportagens censuradas por regimes autoritários ao redor do mundo.

No total, há cerca de 200 livros disponíveis que reúnem artigos banidos em seus países de origem. Por estarem dentro do jogo, esse material está protegido da vigilância cibernética imposta pelos governos autoritários.

“Muitos países proíbem o acesso a informação. Sites são bloqueados, jornais independentes são banidos e a imprensa é controlado pelo Estado. Jovens crescem sem poder criar suas próprias opiniões. Ao usar o Minecraft como um meio de comunicação, damos [aos jovens] acesso a informação independente”, explica, pelo site da organização, Christian Mihr, diretor do RSF na Alemanha.

Mais de 12 milhões de blocos foram usados na construção

Entre as matérias disponíveis no jogo estão textos do portal egípcio Mada Masr, cujo acesso é bloqueado no país, artigos do jornalista mexicano Javier Valdez, assassinado em 2017 por denunciar a ligação entre o governo do México e o crime organizado, publicações do portal russo Grani, bloqueado na Rússia em 2014, textos do jornalista saudita Jamal Khashoggi, morto e desmembrado no consulado da Arábia Saudita em Istambul em 2018, além das publicações de Nguyen Van Dai, advogado vietnamita que vive exilado na Alemanha.

A biblioteca disponibiliza textos de vários países

A Uncensored Liberary contou com a participação de 24 construtores espalhados em 16 países, além da coordenação da equipe RSF. O domo da biblioteca tem quase 300 metros de altura. A arquitetura da obra virtual segue o estilo neoclássico, inspirado em obras romanas e gregas e comumente usadas em prédios públicos ao redor mundo.

Para acessar a biblioteca você precisa ter o Minecraft instalado e acessar o servidor visit.uncensoredlibrary.com.

Fonte: Reporters Without Borders

Compartilhe! <3

Assinar o podcast

seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário